quarta-feira, 10 de julho de 2013

Relatório de Atividades (1)

Zênia de Leon, Luis Borges, Shaiane Bandeira e Ângela Sapper

12º SALÃO DO LIVRO DO AUTOR PELOTENSE
No dia 22 de maio, o ALC participou do Painel Literário, atividade do 12º Salão do Livro do Autor Pelotense, na Academia Pelotense de Letras onde a professora Ângela Sapper falou sobre nosso grande vate pelotense, Francisco Lobo da Costa e Shaiane Bandeira cantou os versos lobianos em música de sua autoria, acompanhada de seu harmonioso violão . O evento estava magnifico!


 
 
No último sábado (dia 25 de maio), o grupo Amigos de Lobo de Costa, representado por Cândida Rosa Ferraz Fonseca, Marcos Ananias Godói, Sandra Roberta Moreira, Fernanda Azevedo de Souza, Shaiane Bandeira e Ângela Treptow Sapper, esteve na E. E. FELIX DA CUNHA para divulgar a vida e obra de FRANCISCO LOBO DA COSTA. Na ocasião, para um expressivo grupo de alunos e professores, foi contada a vida de Lobo, cantado um de seus poemas e feitas leituras dramáticas de sua obra . O evento estava ótimo! Agradecemos o convite da direção da E. E. FELIX DA CUNHA e a parabenizamos por propiciar preciosos momentos literários!

 
 
 
 


Romance de Lobo da Costa é atração do projeto Fenadoce Cultural
Quem ainda não conhece a obra de Lobo da Costa terá uma excelente oportunidade de ver o romance Espinhos D’Alma dramatizado na Fenadoce. Uma das obras de maior fôlego do poeta será encenada pela Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa, formada principalmente por acadêmicos e egressos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nesta sexta-feira (14), às 21h15min, no auditório da Fenadoce.
O romance Espinhos D’Alma foi escrito em 1872 e reflete os costumes da sociedade pelotense desta época. A história mostra os desencontros amorosos de dois amigos, Ângelo e Alberto. O desenrolar do romance conta como uma série de intrigas e desencontros separou Ângelo de sua amada, Cândida. Alberto, o outro protagonista, também sofre por amor quando viaja para Montevidéu e enamora-se por uma uruguaia pretendida para outra pessoa.
Para se apresentar na Feira, o grupo de acadêmicos da UCPel vem ensaiando semanalmente desde o mês de maio. A encenação da peça de teatro integra uma série de atividades que estão sendo realizadas pela UCPel, Prefeitura de Pelotas e Confraria Literária com o objetivo de divulgar a obra do importante poeta do romantismo gaúcho.
Conforme a professora da UCPel, Ângela Sapper, o romance, além de mostrar como eram os costumes da Pelotas de antigamente, ainda traz dados históricos e geográficos da cidade. “Onde hoje fica localizada a Avenida Saldanha Marinho passava o canal Santa Bárbara, que era frequentado pelas famílias abastadas da cidade”, conta.
Os ingressos para a Fenadoce 2013 custam R$ 6,00 por pessoa e R$ 6,00 por veículo (estacionamento). Crianças até seis anos não pagam ingresso. O horário de funcionamento da feira de sexta a domingo é das 10h às 23h. A entrada no auditório onde será encenada a peça é gratuita.
 
 
 
 

O Sarau "Loas às Letras Pelotenses" realizado dia, 04 de julho, em homenagem ao 201º aniversário de Pelotas teve a participação da Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa. O professor Carlos Eugênio Costa da Silva declamou o poema Lá...(primeiro poema de cunho regionalista do Rio Grande do Sul composto em São Paulo no ano de 1874 por Francisco Lobo da Costa).
 
Carlos Eugênio no Sarau "Loas às Letras Pelotenses"
 
 
 
 
 
Prêmio Trezentas Onças
Mais uma vez a Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa esteve representada no meio cultural de nossa cidade. Ontem, dia 05 de julho, no Instituto João Simões Lopes Neto, realizou-se a entrega do prêmio "trezentas onças" a destacados colaboradores da citada associação. Na ocasião, os professores Ângela Treptow Sapper, Carlos Eugênio Costa e Émile Gularte Cardoso e marcaram presença divulgando nossa Confraria.
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário